Discipulos visitantes

O segredo de Caím (clik aqui)

Capitulo 4 de Gêneses
O Primeiro homicídio
GÊNESIS [4]

8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.

9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão?
10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra.
11 Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão.
12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
13 Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar.
14 Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á.

15 O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse.
16 Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.
17 Conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade, e lhe deu o nome do filho, Enoque.
18 A Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meüjael, e Meüjael gerou a Metusael, e Metusael gerou a Lameque.
19 Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zila.
20 E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.
21 O nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.
22 A Zila também nasceu um filho, Tubal-Caim, fabricante de todo instrumento cortante de cobre e de ferro; e a irmã de Tubal-Caim foi Naama.
23 Disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zila, ouvi a minha voz; escutai, mulheres de Lameque, as minhas palavras; pois matei um homem por me ferir, e um mancebo por me pisar.
24 Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes.
25 Tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
26 A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo, que os homens começaram a invocar o nome do Senhor.
Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. Conheceu Caim a sua mulher???


As Escrituras são muito breves e concisas neste antigo relato, mas fornece tudo o que precisamos saber. Contam-nos que esses dois meninos cresceram cada um seguindo a sua própria profissão ou ocupação. Caim escolheu a mais antiga de todas as profissões — a lavoura — ao passo que Abel tornou-se pastor de ovelhas. Isto presume a decorrência de um bom número de anos.
Por isso, o relato diz: “E sucedeu, ao fim de algum tempo”, que os dois homens trouxeram ofertas perante Deus, para granjear seu favor. (Gên. 4:3, 4) Notamos também que, quando nasceu Sete, o terceiro filho mencionado por nome, sua mãe Eva o encarou como substituto para Abel. (Gên. 4:25) Adão tinha 130 anos de idade quando nasceu Sete.
Isto indica que pode ter havido vários outros filhos de Adão, já por volta deste tempo, inclusive filhas. O silêncio da Bíblia sobre os nomes das filhas de Adão não constitui nenhuma dificuldade, visto que o nascimento de filhas raras vezes é mencionado e elas são apenas ocasionalmente mencionadas nos registros genealógicos. Mas a Bíblia nos diz especificamente, no resumo da vida de Adão, que “ele se tornou pai de filhos e de filhas”. — Gên. 5:4, 5.
Não havia outras raças da humanidade — não havia nenhuma família humana que antecedesse ao homem, ou que tivesse origem separada, conforme alguns têm conjeturado na tentativa de responder à pergunta sobre a origem da esposa de Caim. A própria declaração de Adão e o nome de Eva impedem isso Pois, a Bíblia diz: “Depois disso [depois de Deus proferir a sentença], Adão chamou a sua esposa pelo nome de Eva [significando “vivente”], porque ela havia de tornar-se a mãe de todos os viventes.” — Gên. 3:20.
A conclusão inevitável é, então, que Caim casou-se com uma de suas irmãs ou primas.
A declaração bíblica, em Atos 17:26, de que Deus “fez de um só homem toda nação dos homens, para morarem sobre a superfície inteira da terra”, é reconhecida pelos estudantes da Bíblia como tendo apoio dos fatos.Contudo, o Criador providenciou, por meio de incontáveis combinações genéticas, as mais deleitosas e interessantes variações na humanidade. — Rom. 5:12; 1 Cor. 15:22.
Visto que no princípio Adão (Deus) era o pai de toda a humanidade, Cristo pode ser chamado de “último Adão”, porque era homem perfeito na terra, e agora pode tornar-se pai de todos os descendentes de Adão (Homem), que exercem fé no seu sacrifício. (1 Cor. 15:45)
Se os homens e as mulheres fossem descendentes de diversos pais originais diferentes, a morte de um só homem, Jesus Cristo, não poderia ter provido um preço de compra suficiente. — Deu. 19:21; Mat. 20:28.


Alguns leitores da Bíblia, especialmente os que usam versões que ainda têm termos arcaicos, acharam que Caim foi procurar sua mulher na terra de Node (Fuga) A versão de João Ferreira de Almeida, na edição revista e corrigida, reza em Gênesis 4:16, 17: “E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden. E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e teve a Enoque.”
Este texto poderia dar a idéia de que Caim foi para a terra de Node (que significa “Fuga”) e ali pela primeira vez “conheceu” sua mulher no sentido de encontrá-la ali. Mas, na realidade, Caim levou consigo uma mulher, porque a expressão “conhecer”, no antigo português, significava conhecer carnalmente ou ter relações sexuais. Por conseguinte, traduções modernas rezam: “Com isso, Caim foi embora de diante da face de Jeová e foi morar na terra da Fuga, ao leste do Éden. Caim teve depois relações com a sua esposa, e ela ficou grávida e deu à luz Enoque.” (Tradução do Novo Mundo) Do mesmo modo, também, as versões em inglês de James Moffatt, Uma Tradução Americana e a católica Bíblia de Jerusalém usa ali toda a expressão: “Caim teve relações com sua mulher.” A edição revista e atualizada no Brasil da versão Almeida diz: “E coabitou Caim com sua mulher.” Mulher ou Varoua para o sexo feminino" Homem ou varão para o sexo Masculino"
Caim levou consigo uma mulher ou varoua tambem criada por Deus atravez de seus pais Adão e Eva...“conheceu” sua mulher no sentido de ter relações sexuais  E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e teve a Enoque.
SE isso não tivesse acntecido seriam como dois irmão perdidos em algum lugar qualquer. Por isso A conclusão inevitável é, então, que Caim casou-se com uma de suas irmãs. formando ali uma vilarejo e depois uma cidade.

O texto Bíblico deixa claro que Adão e Eva tiveram vários outros filhos e filhas, Caim foi o primeiro filho homem do casal o que pode indicar que já haviam nascido mulheres; O historiador judeu Flávio Josefo diz que já havia três mulheres quando Caim matou Abel (história dos Hebreus).Apesar de a bíblia não afirmar isto, não seria de se estranhar que Caim tivesse casado com uma de suas irmãs; A prática era comum naquele tempo, só vindo a ser proibida nos tempos de Moisés; Observe que o Patriarca Abraão também se casou com uma meio-irmã, filha de seu pai, mas não de sua mãe.
É bom também notar que a narração de Gênesis não segue ordem cronológica, pois o escritor narra um fato e depois retorna para narrar outros eventos. Outro detalhe está na pergunta, o termo habitantes da terra, dá dupla interpretação, pois não especifica seres humanos, assim poderíamos interpretar de outra maneira, pois Deus criou os animais antes de criar o homem.
Fonte(s):
História dos Hebreus - Bíblia (Gênesis)